quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sobre a Leitura....


Livro


"Tropeçavas nos astros desastrada

Quase não tínhamos livros em casa

E a cidade não tinha livraria

Mas os livros que em nossa vida entraram

São como a radiação de um corpo negro

Apontando pra expansão do Universo

Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E, sem dúvida, sobretudo o verso)

É o que pode lançar mundos no mundo . . . "


(Caetano Veloso, 2004, p. 49).



A leitura pode ir muito além de um processamento de informações. O encontro com o livro pode ser uma viajem sem volta, ou uma daquelas viajens em que na volta simplesmente já não somos os mesmos.

Pode ser perigoso, encorajador, paralisante. Talvez não faça sentido na hora, e depois de algum tempo emerja em nós como uma descoberta.


Penso que a leitura é um ato de dar passagem, de encontrar com personagens que confrontam nossa maneira de pensar e ver o mundo. Também nos faz sentir como se fosse nossa a dor do outro ou a felicidade do outro.

Para ler é necessário estar aberto.


É preciso ter tempo, alguém diria, e eu respondo que sim, é preciso ter tempo... E para encontrar esse tempo é necessário ter vivido a beleza da leitura. Aí a gente arruma tempo. Como aquele moço que lê de pé, no metrô lotado, às 18h.


Se você gosta de ler, se algum dia leu uma poesia, por exemplo, que fez sentido pra ti, continue! Não deixe essa experiência se perder. Peça à um amigo que já tomou gosto pela leitura algumas indicações, entre numa livraria como quem não quer nada e pergunte.


O ato da leitura precisa de um início, que se bem aproveitado não terá fim...




Nenhum comentário:

Postar um comentário