quarta-feira, 26 de maio de 2010

"Para conhecer um homem: veja como ele age, descubra o que ele busca, examine o que lhe faz feliz." [Confúcio]

Realmente a frase é inpiradora. Fui procurar quem era essa cara com nome estranho e olha o que eu descobri:

"Famoso (que vergonha! pois não o conhecia) pensador autodidata e teórico político chinês. Descendente de uma família nobre decadente e empobrecida, impressionou-se com a miséria, a exploração e a corrupção reinantes na China, e passou a dedicar-se à busca de meios para aliviar os sofrimentos do povo. Autodidata tornou-se o homem mais culto de sua época e, sem chances de assumir cargos públicos em virtude de suas críticas aos governantes, dedicou-se então a difundir os princípios filosóficos e morais que tinha elaborado entre os jovens e formou numerosos discípulos.
Empreendeu viagens por toda a China (500-483 a. C.). A humanidade foi o tema central de sua filosofia e suas propostas políticas influenciaram a estrutura do governo chinês, sobretudo a partir da dinastia Han (206 a. C.-220 d. C.)."

Incrível como as coisas faladas e pensadas há tanto tempo podem fazer sentido em todos os momentos históricos.
Examinar um homem pelo o que lhe faz feliz é fundamental para pensarmos nossa cultura atual.

O que te faz feliz?
grana? ter amigos? mulher gostosa? homem poderoso? deitar na grama? olhar a lua? amar? comprar sapatos? ver um filho nascer? poder morrer em paz? trabalhar com dignidade? desenvolvimento pessoal? tomar cerveja? comer chocolate? correr? dormir? ter fama?

Que diferentes formas de ser feliz! que diferentes pesssoas!

Pensemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário