quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"O homem é coisa que deve ser superada"

Certa feita, um professor de psicanálise disse: " recomendo que só leiam Nietzsche depois dos 40". No alto dos meus 20 anos, é claro que aquela "dica" exerceu uma grande vontade de vasculhar tudo o que o revolucionário filósofo havia escrito... (hoje me pergunto: "seria isso que o professor queria provocar??")
De qualquer forma, posso dizer que a leitura de Nietzsche pode sim começar antes dos 40. Talvez o mais desesperador seja que aos 20, temos vida o suficiente para por em prática o que o filósofo diz, porém, não tenhamos coragem!

Todavia, ler não significa assimilar. Frases de efeito, na maioria das vezes, não se traduzem em ações. Conselhos não nos adiantam de nada e por aí vai...

Pois bem, se tivesse que indicar um começo para entrar em contato com Nietzsche indicaria a obra "Assim Falava Zaratustra", um livro "para todos e para ninguém". Uma obra impossível de ser lida apenas 10 vezes. É um daqueles livros que nos tiram o prumo. Que nos fazem pensar a ponto de beirarmos o desespero de existir sem ser como prega o profeta Zaratustra.


O livro nos faz pensar sobre filhos e pais: "em meus filhos quero remediar o fato de ter sido filho de meus pais"; fala sobre mulheres: "e algumas invenções são tão boas que, como o seio da mulher, são úteis e agradáveis ao mesmo tempo"; sobre a loucura: "antes ser louco por seu próprio critério, que sábio segundo a opinião dos outros", e assim por diante.

Uma mente brilhante!

Em épocas de eleições, vale uma citação de Zaratustra: "Vede como trepam, esses ágeis macacos! Para ganhar dos demais, trepam uns sobre os outros e acabam se arrastando juntos para o lamaçal e para o abismo".


Genial!

Um comentário: